sábado, 11 de abril de 2009

A lição de Thomas Edison

O otimismo

É sempre bom falar de otimismo. O otimista é alguém que gosta de sonhar alto, que aceita o desafio de enfrentar situações difíceis, e aposta sempre em resultados favoráveis. Se existe uma chance, ele irá atrás dela. O otimista se recusa a viver uma vida sem sentido, sem o prazer da busca por realizações. É claro que nós estamos falando de um otimismo com os pés no chão, e não de fantasias. Ser otimista é acreditar na sua chance, mesmo que ela pareça quase impossível. Enquanto os pessimistas olham para trás, o otimista olha sempre para a frente. Lembra-se daquela história do rei que ofereceu um prêmio em ouro para quem conseguisse subir num pau-de-sebo altíssimo? A única pessoa que conseguiu realizar a façanha foi um menino surdo, porque não escutava as palavras de desestimulo dos pessimistas. Eles diziam: “É impossível”, “é muito alto”, “ninguém vai conseguir”, mas como o menino não escutava, foi lá e subiu. Os pessimistas gostam muito da palavra “Impossível”.
Conta-se que Thomas Edisom, o descobridor da lâmpada elétrica, fez centenas de tentativas antes de conseguir acender a primeira lâmpada. Certa vez ouviu de seu assistente o seguinte comentário: - Sr. Edison, o sr. já tentou centenas de vezes encontrar a fórmula da lâmpada e não conseguiu. Não seria melhor desistir? - Claro que não meu caro amigo, disse ele. Eu agora devo estar muito mais perto de encontrar a fórmula do que antes. E foi exatamente isso que aconteceu. Hoje nós pod
emos chegar em casa e acender a luz num simples interruptor, quando antes tínhamos que usar o fogo, e devemos isso ao otimismo incansável de Thomas Edison.
Mire-se nesse grande exemplo. O otimismo lhe dará fôlego para prosseguir tentando até alcançar seus objetivos. Guarde a lição de Thomas Edison, e quando você pensar em desistir, diga para si mesmo:
- Devo estar agora muito mais perto da vitória do que antes!
Tudo na vida muda quando você muda.
Pense nisso.

Um comentário:

Seu comentário nos ajuda a aprimorar as matérias e encontrar focos de interesse que possamos explorar.