segunda-feira, 13 de abril de 2009

Faça a sua parte.
Seja responsável por si mesmo!

Quando as coisas vão mal, nós escutamos sempre lamúrias e acusações. As pessoas começam a procurar por culpados, como forma de explicar os insucessos. Escute então essa história:
Uma empresa estava numa situação muito difícil. As vendas iam mal, os trabalhadores estavam desmotivados, e a contas, há meses, não saiam do vermelho. Todo mundo tinha um culpado para explicar a situação. Os vendedores alegavam falta de apoio do pessoal do marketing, já estes diziam que eles não sabiam vender. O pessoal da contabilidade dizia que o grupo de Recursos Humanos selecionava mal, e estes, por sua vez, insinuavam que forças ocultas estavam agindo no cálculo das finanças da empresa. Certo dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram no grande portão frontal um enorme cartaz, no qual estava escrito:
“Faleceu ontem a pessoa que esta impedindo o seu crescimento nessa empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes”.
Todos ficaram espantados e ao mesmo tempo curiosos para saber quem era afinal o responsável pelo mau desempenho, que tanto havia prejudicado a empresa ao longo de todos aqueles meses. Bem, pelo menos agora, as coisas deveriam mudar. Formou-se uma grande fila na quadra de esportes. Havia muita agitação. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão a excitação aumentava: “Quem será o tal homem que estava atrapalhando o meu progresso na empresa?”
Um a um os funcionários iam se aproximando, e após olharem o defunto engoliam em seco, seguindo em absoluto silêncio como se tivessem sido chocados por uma grande revelação. Acho que você já deve ter percebido o que aconteceu: É que no visor do caixão havia um espelho, e cada um só conseguia ver a sua própria imagem.
Meu amigo e minha amiga: A vida é como essa empresa. Se você se limitar a procurar por culpados todas as vezes em que estiver diante de um insucesso, soluções concretas nunca aparecerão. As coisas só vão mudar quando suas iniciativas superarem as suas queixas. Quando você aprender a contar mais consigo mesmo, e estiver seguro de que tem feito o melhor. Encare as dificuldades como desafios, cresça diante das crises, porque elas servem para revelar o lado desconhecido das potencialidades humanas. Coloque sua alma em cada gesto, em cada pensamento, e verá o sucesso caminhar na sua direção. Não espere que alguém o convide para ver num espelho a sua própria imagem.
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos ajuda a aprimorar as matérias e encontrar focos de interesse que possamos explorar.