quinta-feira, 16 de julho de 2009


O mau humor

Conta-se a história de um monge que tinha o hábito de explodir em acessos de fúria e culpar seus companheiros quando as coisas davam errado. Decidiu então afastar-se dos outros monges que, segundo ele, eram a causa dos seus problemas e foi morar num mosteiro do deserto. Lá, praticamente não tinha contato algum com outros seres humanos. Certa manhã, após instalar-se em sua nova morada, esbarrou acidentalmente num cântaro de água e lhe derramou todo o conteúdo. Ficou enfurecido, mas não havia ninguém por perto para lançar a culpa. Ele engoliu a ira, encheu novamente o cântaro e voltou para o seu quarto. Pouco tempo depois, o mesmo fato se repetiu. Ele esbarrou novamente no cântaro e lhe derramou a água. Então num ímpeto de fúria, arremessou o cântaro ao chão, fazendo-o em pedacinhos. Quando voltou a si, começou a refletir sobre o ocorrido e chegou à uma conclusão: seu mau humor era problema dele mesmo, e não dos outros. Afinal, ele estava sozinho e o seu mau humor continuava o mesmo.
Assim como esse monge, muitas pessoas estão prisioneiras de um mau humor que não pertence às outras pessoas mas a elas mesmas. Ao invés de culpar o mundo pelo mau humor, seria melhor que elas olhassem para dentro de si e procurassem as razões que causam o mau-humor. Especialistas afirmam que a pessoa mal humorada rende menos no trabalho e se aborrece com as coisas mais simples, tornando a sua vida um inferno. E depois, ninguém quer ficar perto de uma pessoa insatisfeita, que não acha graça em nada e esta sempre estressada.
Para conter o mau humor você deve avaliar sempre o lado positivo das coisas, procurar desenvolver atividades que tragam prazer, e refletir muito sobre os malefícios causados por ele antes de iniciar uma ação que possa resultar em danos para os outros e para si mesmo. Não permita que o mau humor tome conta de sua vida. Pense nisso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos ajuda a aprimorar as matérias e encontrar focos de interesse que possamos explorar.