domingo, 8 de março de 2009

A mágoa e a raiva

A mágoa e a raiva

Não é anormal sentir raiva por um momento, mas uma explosão de raiva pode ser uma coisa muito perigosa. O ideal, é que nossas emoções sejam sempre serenas, porque assim nós podemos pensar com mais clareza e resolver problemas com mais inteligência. As pessoas explosivas, não raramente se arrependem por terem sido agressivas e ferido pessoas que amam. Isso acontece, porque o ódio é cego, é covarde, ingrato, e geralmente esta associado a sentimentos como vingança e orgulho ferido. Quando você se entrega a esses sentimentos, sua saúde, sua paz, e a paz dos outros, se vêem seriamente prejudicadas. Uma pessoa assim, dentro de uma família, cria um ambiente tão ruim que inibe a espontaneidade e o amor, e impede as pessoas de serem alegres e felizes. Os prazeres da amizade e do bom humor, do diálogo construtivo, nunca estão presentes nos ambientes onde vive uma pessoa amarga, autoritária e agressiva. Quantas mágoas nascem das palavras ácidas e das acusações ferinas, que essas pessoas são mestres em proclamar... Elas estão sempre condenando, mas nunca voltam os olhos para seus próprios defeitos...
Meu amigo e minha amiga,o mundo precisa de paz, de pessoas que estejam dispostas a cultiva-la, daquela paz que só poderá se tornar realidade com o empenho daqueles que, ao invés de semear espinhos, preferem semear estrelas. Tudo o que se faz ou se diz na hora da raiva pode até merecer um pedido de desculpas depois, mas as marcas das ofensas e das humilhações dificilmente serão apagadas.
Por isso, é melhor pensar antes de falar, controlar a ira, porque as palavras são como as águas de um rio que jamais voltam a nascente.
Pense a respeito disso, cultive o bom humor e a tolerância, reconheça suas falhas antes de apontar as dos outros. Se fizer isso, sua vida será mais próspera, tranqüila e abençoada em todos os sentidos.
Pense nisso.

Um comentário:

  1. Nossa! um texto melhor que o outro, assim vou ficar viciada neste blog.. hehe

    ResponderExcluir

Seu comentário nos ajuda a aprimorar as matérias e encontrar focos de interesse que possamos explorar.